Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2018

Playlist... RENATO RUSSO PRA VOCÊS - Parte 1

A LEGIÃO URBANA será a trilha sonora dessa galera que faz parte da minha vida... Nada melhor que RENATO RUSSO para narrar nossas histórias!


"EDUARDO E MÔNICA"
"Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? 
E quem irá dizer que não existe razão?"
Paulista vinha do "Brasil" (como ele chamava São Paulo) cheio de novidades musicais e nós, enterrados no atraso do universo, vivíamos ávidos de saber do rock brasileiro.
O disco DOIS da Legião nem sonhava em chegar em Jequié e Paulista já sabia cantar EDUARDO E MÔNICA completa, eu e Marquinhos (do Mandacaru) íamos andando levar Paulista lá no Agarradinho só para ouvir ele cantando aquela belíssima história.


"VAMOS FAZER UM FILME"
"Quero um milhão de amigos, quero irmãos e irmãs"
Quando conheci meu padrinho Rato, ele vivia num mundo em que eu não participava, era uma galera amiga, unida e com trilha sonora. Essa música me lembra muito esse tempo, essa galera, o vôlei, as paixões, as frustrações... Vida de adolescente! 
"O MUNDO ANDA TÃO COMPLICADO"
"Vamos chamar nossos amigos, a gente faz uma feijoada, esquece um pouco do trabalho e fica de bate-papo"
Apesar de não ser muito fã da Legião, minha neguinha Nara ouve muito, não sei se é por osmose mas ela acabou gostando. Essa música é bem família, aquele cotidiano que é detestado por uns mas eu adoro, gosto de pensar que minha casa é meu refugio e chamar nossos amigos, fazer feijoada... AMO ISSO MUITO!
"VINTE E NOVE"
"E vinte e nove anjos me saudaram e tive vinte e nove amigos outra vez"
Pig era facilmente influenciável por toda pessoa que ele amava. Apesar de ter a Legião presente na sua adolescência no Poli, ele é aquele amigo que ama e se entrega, meio que se transformando em parte de nós... Ou éramos parte dele e nem percebíamos. 

"POR ENQUANTO"
"Se lembra quando a gente chegou um dia acreditar, que tudo era pra sempre
sem saber que o pra sempre, sempre acaba"
Minha amiga que virou minha madrinha Dani, uma pessoa extremamente linda. Só a presença dela já me alegra e ouvir Legião ao lado dessa pessoa tem outra dimensão.
Essa música ouvimos juntos no show de Vanessa da Mata no Festival de Inverno de Conquista. O detalhe é que rolou a frase: "Para ficar perfeito só falta ela cantar Legião" e os anjos ouviram.

"ANGRA DOS REIS"
"Se fosse só sentir saudade, mas tem sempre algo mais, seja como for, é uma dor que dói no peito"
Não sei se ele conhece essa música ou se gosta da Legião mas, ouvindo essa canção e pensando nos meus amigos, achei que encaixou direitinho, não no Vitão sempre sorridente mas no Vitão apaixonado, carente, saudosista... HUMANO. 

"DANIEL NA COVA DOS LEÕES"
"E o teu medo de ter medo de ter medo, não faz da minha força confusão"
Minha irmã Paty antes de começar a arrumar a casa, colocava o disco DOIS na vitrola e anunciava que o sábado estava começando. Essa música tem muito da força dela. Morei em Salvador mas a cidade não me acolheu, com a minha irmã foi a mesma coisa mas a força dela cativou a capital e ela hoje é a cara dessa terra. Mulher de força que conseguiu navegar numa correnteza mesmo sem direção.
"HOJE A NOITE NÃO TEM LUAR"
"Você está tão sozinha, ela então sorriu pra mim"
Nós éramos MENUDOS na juventude, graças a cabeça de Marquinhos, nossa diversão foi muito além da bola.
Essa música do Menudo cantada por Renato no Acústico Mtv, num intervalo do programa, virou o maior hit do disco.  Estranho/engraçado ver e ouvir supostos roqueiros cantando Menudo mas essa transgressão que define bem esse cara, me tirou para sempre do lugar comum.

"LA SOLITUDINE"
"A solidão entre nós, esse silêncio dentro de mim, é a inquietude de viver a vida sem você"
É assim mesmo que percebo Aline, apaixonada ao extremo mas não pense nisso como uma fraqueza, ela consegue transformar essa delicadeza em força, ou será isso uma força disfarçada de delicadeza? Renato cantando Laura Pausine nesse som meio brega, é essa garota que vai do A o Z em menos de 1 segundo.
"FÁBRICA"
"Quem me dera acreditar, que não acontece nada, de tanto brincar com fogo, que venha o fogo então"
Acontece sim, mudamos e somos mudados pelas pessoas que entram na nossa vida. Léo é esse cara prestativo que não entende essa condição limitada de amizade. Fábrica fala de trabalho e oportunidade...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música... CALOR DOBRADO - CLARA VALVERDE & NAIRO

  CALOR DOBRADO - CLARA VALVERDE & NAIRO Uma produção CANETARIA com direção musical de MARCO LIMA. "Love, tá muito quente pra ficar...